Top5 TED Talks Educação

Top 5 TED Talks educação

Qual outro lugar mais apropriado que o TED Talks educação para identificarmos cinco grandes palestras abordando o futuro da aprendizagem?

TED Talks educação – novas referências

O que desafia a Educação — uma prática milenar — são as mudanças radicais na últimas duas décadas. Ainda está em formação um pensamento contemporâneo capaz de dar conta de mudanças tão profundas, que certamente questionam as teorias de gabinete e até os livros escolares.


a desmistificação do erro

a desmistificação da pergunta

Estamos diante da grande revolução? Com a Internet que acaba de completar 20 anos, a aprendizagem já mudou radicalmente neste início de século. A fartura informacional é o contraponto da escassez, que marcou toda a história da Escola até meados do século passado. A grande revolução da educação — o que outros fazem por você — começa na aprendizagem, o que você faz por si mesmo.

Esse empoderamento faz do aluno o novo protagonista, não mais a escola. Se muda o paradigma do aprender, muda o paradigma do ensinar. Assim como a Escola não é mais o locus para acessar informação, o professor também não é mais o agente da informação. A nova escola e o novo professor tem grande valor ao orientar e inspirar o aprendizado, não mais pautar e regular.

A educação que mata a criatividade, como denuncia Sir Ken Robinson, outro grande TED Talker, já está diagnosticada como caduca e defasada. O novo currículo, o currículo possível, segue a motivação para aprender e precisa desmistificar a “pergunta” e o “erro”, que fazem parte do aprendizagem, sem tratá-los como tabu. A escola não pode querer competir com os demais atrativos, mas integrar-se a eles, compondo mapas de oportunidades cognitivas — e não trilhas óbvias, como sempre se perpetuou.

TED Talks educação – novas tecnologias

As novas tecnologias são os coadjuvantes úteis que permitem aos humanos empoderar-se, ganhar mobilidade e acessibilidade.

Com alguns cliques na “nuvem”, qualquer um é capaz de obter informações em diversos tipos de tela. Portanto, obter uma informação é um nível básico, um nível rasteiro de aprendizagem. Saber usar uma informação já é um nível bem mais elevado de conhecimento, e é o que de fato interessa para a vida.

As melhores tecnologias educacionais jamais aprenderão por você, apesar de, na verdade, influenciarem a forma como se pensa. De qualquer forma, estão presentes na vida e facilitam na hora de acessar informação, interagir com os pares e as redes de alunos, contatos, amigos e clientes.

TED Talks educação – novos paradigmas

As pessoas que não entendem as mudanças no paradigma da educação são as que têm o pensamento endurecido, os “engessados” e as que estão satisfeitas, as “acomodadas”. Para elas, as mudanças parecem sem sentido, sempre ameaçadoras.


educar é empoderar

educar é oportunizar

Hoje já compreendemos melhor que o fracasso escolar é o fracasso do sistema, não exclusivamente do aluno. A autoestima, os sentimentos, a curiosidade e a felicidade são componentes fundamentais para a completude da experiência de aprender. A neurologia nos revela que o cérebro é fantástico, o mecanismo da memória muito sofisticado. Uma noite mal dormida pode sabotar completamente o rendimento no dia seguinte. Idem para a desmotivação, idem para as frustrações.

A educação formal que prepara para o trabalho e não para a vida, que ensina mas não educa, que estimula a decorar e não a criar soluções é, na verdade, uma educação incompleta. A educação mecanizada cede espaço a uma educação para a ética, fazer a diferença para si e para seu universo de influência mais imediato. Se a educação serve para enxergar o futuro com novos olhos, uma fronteira óbvia para essa nova educação que empodera é a atuação dentro das comunidades.

O paradoxo da mundo global é o fato de podermos fazer grandes diferenças no nível local.

O mundo clama por transformações — mais justiça social, mais sustentabilidade, mais oportunidades, mais entendimento –, e educar as novas gerações nesse cenário requer essa “leitura”, assumir um compromisso coletivo de canalizar a inquietação para mudar o mundo, de fato. Com níveis de autoconhecimento superiores, seremos enfim capazes de rever valores para a vida sadia em sociedade.

Alexandre Mello

Multitarefas │ digital por formação │ pós-graduado por convicção │ empreendedor social │ autor │ conteudista

Buscar