Texto E Contexto

Todo texto tem seu contexto

O contexto é que fornece os elementos de interpretação. Qualquer jornalista, roteirista e profissional da informação sabe disso. Texto sem contexto é tijolo sem cimento: não forma a parede. Saber usar a internet a seu favor é saber construir um perfil em torno das suas ideias, como “moldura” que dá sentido ao belo quadro.

Contexto no perfil autoral

Perfis mega populares
Sabe aquele perfil com milhões de inscrições? Aquele que publica todo dia, sempre um mimimi, uma piada nova? Aquele que todo mundo fala, mas ninguém faz igual?

Pois é, se não desenvolver uma estratégia de negócios, vai estagnar como entry point, permanecer como passatempo e já estará esquecido no próximo verão. Fãs e seguidores constituem o público e não contexto.  O entretenimento vazio assim como a beleza vazia não se sustentam.

Exibicionismo virtual

A ideia da internet como grande vitrine não pressupõe ego-logs, twitoides, facemaniacs e selfish blogs. O quanto vale a pena abrir mão da intimidade, privacidade e da própria identidade? Os cibermaníacos se expõem, se revelam e até mesmo se denunciam, sem atinar que na Internet, o barato pode sair caro, e que o “gratuito” não é grátis.

Palavras ao vento e lixo cultural

Se para você “opinar” é algo irresistível e se você acha que meia-dúzia de palavras soltas sem referências não é argumentação, soaria arrogante gastar o tempo do outros passando para frente toda sorte de lixo cultural sem pudor, né?

A internet consagra os memes. Essa liberdade criativa é tendência nos ambientes multi-autorais. Há quem se aproveite disso, supondo estar anônimo, para semear o ódio, molestar desafetos, espalhar boatos, fraudar informações e distribuir spam. Não se esqueça que a memória da Internet é “infinita”, então não publique o que vai te fazer se arrepender depois.

Comportamento de manada

O comportamento de manada da maioria se restringe a compartilhar informação já produzida. Sem a autoria, nada se cria, tudo se copia. Para muitos, é irresistível. O pior é acabar com um perfil “queimado”, um perfil que é o retrato de suas imaturidades. Isso é ponto negativo para você.

Contexto no perfil informacional

Interconexões

Tirar proveito da sociedade da informação é construir sábias interconexões. Se a sua rede de contatos tem um perfil moderno, seletivo, seu fluxo de informações tende a ser mais maduro, atualizado e relevante.

Hubs informacionais

Como muito do que se publica na internet não é confiável, é preciso começar pelo contexto. Perfis com histórico de relevância e interação levam vantagem — uma espécie de selo de qualidade virtual — que permitem saber onde se está pisando. Credibilidade = veículo + veiculador.

Há a tendência natural das pessoas acomodadas repetirem discursos prontos. E há a tendência cultural de prevalência dos hubs informacionais, que criam hierarquias funcionais, arranjos de distribuição da rede em torno de seus perfis mega visitados. A “autoridade moral” funciona como mecanismo de filtro, um elo de valor nessa engrenagem informacional.

Alexandre Mello

digital por formação │ pós-graduado em educação a distância │ curador de acervo audiovisual │ produtor executivo │ documentarista │ autor │ conteudista

Buscar