Reflexoes Sobre O Trabalho Parte2

Os desafios do trabalho

Post Series: 10 refexões fundamentais sobre trabalho

Sustentabilidade econômica, no âmbito do trabalho e emprego, quer dizer capacidade do mercado de absorver e incluir as novas gerações. É o lado perverso da empregabilidade, um dos maiores desafios do trabalho neste século.

5- Trabalho e oportunidades

O choque do empreendedorismo

A sobrevivência não pode ser uma indústria da ilusão coletiva. Ensinar o empreendedorismo desde o banco da escola é a forma do Brasil ou qualquer país não criar para si o karma das novas gerações que vivem para sonhar com empregos ideais,

trabalho_e_oportunidades
A população mundial cresce em ritmo frenético. Portanto, há demanda reprimida bem maior que a oferta e a capacidade produtiva. As oportunidades para os jovens empreendedores podem estar fora do Brasil.

Inovar é fazer este link, atender a demanda reprimida de hoje que pode vir a ser o grande trabalho de amanhã. Um bom exemplo: os pioneiros da Internet e da comunicação digital, que já foram centenas, hoje são milhões.

O paradoxo do sonho vs a falta de experiência

O sonho te leva à entrevista de emprego, mas como você vai adquirir experiência, exigida já na entrevista, se não lhe derem a oportunidade?

A verdade é que experiência não se adquire apenas em estágio formal. Reúna seus amigos, organize uma estratégia. Olhe para o bairro, proponha e implemente algo. Pelo lado da demanda, das necessidades humanas, as demandas são crescentes.

Na área social, uma das pernas do tripé da sustentabilidade, há dezenas de Instituições financiando soluções criativas e milhões de seres humanos precisando adentrar no processo de condições básicas de vida e consumo mínimo, para saírem da miséria absoluta. O chamado bottom billion é nova demanda, é demanda real.

Cada país que avança nos estágios do desenvolvimento traz consigo toda uma geração de pessoas ávidas por novidades, produtos e serviços. Aí está um campo de atuação onde a concorrência é baixa, é a gratitude é alta.

6- Trabalho e capacitação profissional

Já vivemos a sociedade da informação, as interconexões em rede e a intercooperação numa nova lógica e cultura emergentes – a infosociety. A sociedade do conhecimento está a caminho.

trabalho-e-capacitaco
A despeito de rótulos, fato é que autodidatismo, treinamento e desenvolvimento são os constructos sempre necessários no ambiente profissional. Cada vez mais o treinamento é uma condição obrigatória nas organizações, e o autodidatismo e o desenvolvimento, imperativos da gestão de carreiras.

Autodidatismo é…

um processo cognitivo e reflexivo, indica a capacidade de se autoeducar, de se autoinformar, seja para mudar comportamentos, atitudes ou ideias.

Treinamento é…

um processo de aprendizagem de algo prático, de capacitação profissional, de aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades. É uma especialização, um saber útil para uso imediato.

Desenvolvimento é…

um processo de formação de médio / longo prazo. Relaciona-se com o desenvolvimento de talentos latentes e o futuro profissional. Não se trata de adquirir saberes imediatos, mas uma preparação.

Para resolver o problema crônico da baixa qualificação da mão de obra, faz mais sentido falar em esforço de treinamento. Já para o problema da empregabilidade, da adequação da produtividade com a satisfação pessoal e a qualidade de vida, faz todo sentido pensar no seu próprio desenvolvimento. Chiavenato (1999) reforça que “treinamento é orientado para o presente” e “desenvolvimento para cargos a serem ocupados futuramente”.

A ignição pode vir naquela pós-graduação sempre adiada, naquele idioma que você sempre desejou fluência, ou até naquele curso de imersão que o amigo lhe chamou.

7- Trabalho, esforço e comprometimento

A produtividade no trabalho

O conceito de produtividade é herança da Era Industrial. O grau de produtividade de um agente econômico (pessoa, empresa, país, etc.) é, regra geral, um indicador para a medição do nível de eficiência e eficácia do mesmo.

É comum utilizar a expressão “produtividade” associada a produtividade do trabalho, ou seja a quantidade de produto que se obtém, utilizando uma unidade de fator trabalho. No entanto, no cálculo da produtividade também se considera os demais fatores de produção.

trababalho-e-comprometimentoPor que o comprometimento liberta? Porque temos que ser produtivos para nós próprios, e não porque alguém está observando. Porque vale a pena seguir um padrão de qualidade que, antes de mais nada, é fruto da nossa autoexigência e reflete quem somos como pessoa. Essa atitude, que define quem está no controle da sua vida profissional, é alavancadora de crescimento. A conclusão lógica: embromar no trabalho é embromar a si mesmo.

As crises no trabalho

Ao se considerar a importância da dimensão psicológica do trabalho, vemos que as crises pessoais podem afetar substancialmente o rendimento, o desempenho. Acontece que o ser humano não é máquina, certo?

Quando as emoções estão fora de controle, quando o corpo vai pifando e as insatisfações se acumulando, as crises são instaladas. Mexeu com a profissão mexe com a autoestima — o senso do autovalor — pois profissão é um importante componente da identidade.

A partir daí, toda a manifestação produtiva sofrerá alterações até que se retorne ao ponto de equilíbrio. Não adianta confiar cegamente no consultor motivacional, se na hora que ele se afastar, a desmotivação voltar a dominar.

A resiliência profissional

A crise pessoal pode espirrar na crise profissional. A grande falácia é curar uma crise se afogando em outra. Trabalhar para esquecer não é curar, é apagar da mente momentaneamente. A mente pode se distrair, mas o corpo sentirá. A resiliência é a sabedoria do re-equilíbrio mesmo na dificuldade, e não a arte do autoengano.

Por fim, é preciso valorizar a verdadeira motivação — a automotivação — e implantar rotinas inteligentes e criativas nas organizações. Assim como a pessoa desequilibrada afeta ao ambiente, a recíproca também é verdadeira.

Alexandre Mello

digital por formação │ pós-graduado em educação a distância │ curador de acervo audiovisual │ produtor executivo │ documentarista │ autor │ conteudista

Buscar