Consumo Consciente

Inadimplência e endividamento são diferentes

Post Series: Saiba como sair de qualquer endividamento

Uma pesquisa diz que 52% dos brasileiros confundem inadimplência com endividamento. Você conhece os princípios, os problemas e as dicas para comprar bem e manter o controle financeiro?

Inadimplência, a compra e o consumismo

princípio: A demanda faz a economia girar. Ao comprar, o consumidor decide direcionar parte de seu salário para adquirir um bem ou serviço no mercado, e atende com isso uma necessidade pessoal e da família.

problema: O consumismo é a compra sem limite. Ou é desnecessária, ou é exagerada, ou é compulsiva, ou está acima da capacidade de pagamento.

dica: O planejamento financeiro é saber quanto de dinheiro sobrou ANTES de decidir fazer compras. Também é preciso avaliar a real necessidade da compra e ponderar se o benefício que o produto ou serviço oferecem em relação ao seu custo e a sua capacidade de pagamento valem a pena. Não compre por impulso ou por status.

Inadimplência e o endividamento

princípio: Como o dinheiro é amigo, trate bem dele. Sempre que possível, negocie para comprar a vista. Quando o salário não é suficiente para cobrir o gasto integral, você pensa no crediário. Aí nasce o parcelamento, os cheques pré, pagar em 10 vezes no cartão. Significa que você assumiu uma dívida, e que deverá ser quitada.

problema: O crédito rotativo do cartão é uma bomba, mais de 70% dos endividados padecem com os juros extorsivos do cartão. Ao usar cartão de crédito, pague sempre a fatura integral.

dica: Se você já tem algumas compras feitas no crediário, evite fazer novas dívidas. Entenda que no mês seguinte, parte de seu salário já está comprometida com o pagamento de todas essas dívidas. Se não quiser se afundar nas finanças, passe longe do shopping até que… você sabe, né!

Inadimplência e os juros

princípio: Juros é a inflação do dinheiro, a taxa que o sistema financeiro cobra para te emprestar dinheiro, para que você possa sair da loja com o produto em mãos, mesmo não possuindo todo dinheiro.

problema: O grande problema é que no brasil, os juros são abusivos.

dica: Quando você poupa, o dinheiro rende para você. Quando paga juros, rende para outra pessoa. Toda compra parcelada tem juros embutidos. Se os juros nesse parcelamento for mais baixo que o desconto para comprar a vista, então a compra parcelada é indicada.

Inadimplência e a ficha suja

princípio: Aqueles que não pagaram a dívida em dia, tornam-se “inadimplentes”, uma palavra feia para dizer que vira ficha suja enquanto persistir a situação da inadimplência.

problema: Nome no SPC e no SERASA significa ficar sem direito a novos crédito, sem poder financiar seu imóvel, sem poder usar cartão de crédito e nada que envolva novas dívidas.

dica: Se eventualmente você se atrasou no pagamento e virou ficha suja, assim que você saldar esse compromisso, exija da empresa que te colocou no SPC / SERASA que reestabeleça sua condição de ficha limpa. É seu direito!!!


Inspiração: Portal Valor

Alexandre Mello

Multitarefas │ digital por formação │ pós-graduado por convicção │ empreendedor social │ autor │ conteudista

Buscar