Cultura Digital Livre

DNA da Cultura Digital

O eldorado virtual com suas múltiplas linguagens pode expandir conhecimentos e viabilizar oportunidades tanto quanto exacerbar as insanidades e as patologias modernas. Existem pelo menos cinco elementos de cultura digital de grande impacto na ciberesfera.

Cultura digital e qualidade da informação

A disposição da informação na Web não é igual a água na piscina. Não é uniforme e muito menos homogênea. Daí a relevância de se preocupar com sua topografia, arquitetura e acessibilidade. Assim como a apresentação de um prato influencia no prazer da alimentação, uma informação bem trabalhada facilita sua absorção.

Alguém que pretenda ter relevância não começa a escrever sem pesquisar, sem elaborar seus conteúdos, sem ser original ou desprezando o bom design informacional. A estrutura da informação digital impõe preocupar-se com a indexação e otimização para search engines tanto quanto com a promoção e divulgação nas redes de contatos para não ver o conteúdo “desaparecer”.

Cultura digital e qualidade da interação

Interação e comunicação 2.0 tem algo a ver com autoria, certo? A autoria digital não é mais fácil que a escrita offline. Sim, polivalência dá trabalho. Para escrever no mundo digital, tem que saber usar as tecnologias de produtividade existentes, mas o feedback imediato compensa. Essa maravilhoso retorno que proporciona a autoria digital é a grande possibilidade de avançar no conhecimento.

Caminhamos para uma sociedade multifontes, policêntrica. Afora os discursos hegemônicos da velha mídia, o que se quer mesmo é a diversidade. Não precisa ser gênio da lâmpada para prever que neste futuro que já chegou, o jornalismo e todos os fluxos informacionais se fazem a várias mãos.

Cultura digital e trocas cognitivas

Nunca o ser humano havia inventado ferramenta que permitisse tamanha participação coletiva, o que talvez seja o maior benefício social gerado pela inovação da Web 2.0. Cidadãos conectados + parafernalha móvel = notícias circulando.

Algo a que nos acostumamos no último século é: a Big Media tem o poder de definir as agendas nacionais de notícias. Eis que surge a nova mídia descentralizada, diversificada, capaz de melhor representar a diversidade do mundo. É esse o potencial.

O que isto tem a ver com cognição e aprendizado? A cidadania, que é uma abstração, vai ficando cada vez mais palpável, com a instrumentalização crescente e com os fruto da conscientização, portanto de aprendizado social.

Cultura digital e memória social

Impacto político

Uma mídia ofline representa uma sociedade “sem memória”, a notícia de “ontem” jogada no lixo, junto com o jornal usado. Dessa forma, todo mundo esquece as coisas, as promessas, os escândalos, os assuntos abafados e tudo sempre fica do mesmo jeito. Sem memória, não há acompanhamento, e a política se distancia do cidadão

Impacto social

O testemunho vivo da geração digital que nasceu com a Internet é uma ruptura social sem precedentes na história pela magnitude que alcançou. O popularesco circula rapidamente nos memes do momento mas o material reflexivo, de maior valor social, que precisa de tempo para se disseminar, encontra na Web bons sistemas de referência, indexação e compartilhamento.

Cultura digital e as comunidades

As comunidades e os perfis nas redes sociais são desigualmente distribuídos. Por outro lado, alguém que produza qualidade tem o potencial de formar e educar suas comunidades. Por mecanismos psicológicos de identificação e imitação, pode haver herança destas habilidades, criando o círculo virtuoso social.

A existência da Web, por si só, não garante uma cultura digital ou cultura livre pujantes. Não existe a Web, mas as Webs, que emergem nas comunidades de prática. É muito mais eficaz incentivar novos valores e debates numa comunidade de centenas que numa rede de milhões.

Faz sentido que os ensaios e experimentos de sociabilidade digital ocorram no âmbito menor e, vez ou outra, ganhem escala nas grandes mobilizações.

Alexandre Mello

Multitarefas │ digital por formação │ pós-graduado por convicção │ empreendedor social │ autor │ conteudista

Buscar