Grafite Arte Urbana

Arte urbana – grafite

A antropologia do grafite começa no tempo das cavernas, nas pinturas rupestres. Por que a pedra? Por que a parede? Porque são perenes…

Do abstrato ao concreto

A criação no grafite varia bastante, porque os estilos dos artistas são muito diferentes. É claro que a criatividade é o ponto forte, embora para mim, as técnicas é que me impressionam. Como a da perspectiva, que permite aos criativos grafiteiros pintarem paredes enormes, muito maiores que suas alturas, cujo zoom total da imagem fica fora de seus campos visuais. E também o grafite 3D, que é a perfeita ilusão de ótica.

Grafite – arte polêmica?

Cada desenho evoca uma memória. Quando são interpretados por grupos de interesse, viram alvo da mesquinharia humana e vão para o centro da contrapropaganda ideológica.

Quando os projetos dos grafiteiros que são artistas de rua ajudam a revitalizar um marco histórico da cidade que estava degradado, são prestadores de um serviço de relevância social. Se dialogam com o concreto, se tornam os locais públicos mais agradáveis para seus frequentadores, são obras de arte. E se comunicam valores universais, são candidatos a obras consagradas.

O que o grafite comunica?

Seu objetivo é causar um impacto nos espectadores e costuma ter uma mensagem subversiva e anarquista criticando a sociedade. Diz-se que uma cidade sem grafite, é uma cidade morta, reprimida, e que não se repensa.

O reconhecimento do grafite

Para que fique claro: a pichação é crime, o grafite é arte. O grafite evoluiu muito, sempre se mixando e tecendo conexões com outras expressões culturais.

No Rio de Janeiro, já tem o reconhecimento público e governamental. Uma lei municipal reconhece o grafite como arte urbana. Os grandes grafiteiros são artistas disputados, pintando painéis e paredes mundo afora.


Lei Municipal:
Grafite reconhecido como arte urbana no Rio

Documentários:
A Arte Urbana, documentário brasileiro, ainda não lançado.
Grafiti Fine Art, do novaiorquino Jared Levy, filmado em 2010.

Alexandre Mello

digital por formação │ pós-graduado em educação a distância │ curador de acervo audiovisual │ produtor executivo │ documentarista │ autor │ conteudista

Buscar