RSS Feed RSS

Arte ensina a não-violência

Desenhos na areia, ou Sand Art, é como se chama a Arte que vamos mostrar.

O talento dessa jovem de 24 anos é claramente diferente, porque fascina o olhar e porque faz pensar.

As imagens, projetadas em uma grande tela, levaram várias pessoas do auditório do programa “Ukraine’s Got Talent” às lágrimas.

Em uma mesa iluminada, a jovem mostra como as pessoas comuns foram afetadas pela invasão alemã durante a Segunda Guerra Mundial. Ela ganhou o primeiro prêmio de cerca de £ 75.000,00.

No show, a narrativa é silenciosa. A sequência é impressionante:

À cena do casal sentado, segurando as mãos, que se desfaz na chegada dos aviões de guerra, segue-se o rosto de mulher chorando, cujo sorriso só se restitui com a chegada da criança.

A guerra que retorna é a areia jogada, que cria o caos e transforma o rosto da jovem em velha viúva, enrugada e triste.

Segue-se o monumento ao Soldado Desconhecido, na Ucrânia, cena emoldurada por uma janela, como se o observador estivesse olhando impotente, de dentro de uma casa.

Na cena final, a separação. Mãe e filho, dentro da casa, com um homem do lado de fora, dando adeus.

Em um misto de talento e êxtase, é a própria Simonova que diz:

Acho bastante difícil criar arte usando papel e lápis ou pincéis, mas usar areia e os dedos está além do meu entendimento. A arte, especialmente quando a guerra é usada como tema, chega a levar as pessoas às lágrimas. E não existe maior elogio do que este.

A Grande Guerra Patriótica, como é chamada na Ucrânia, resultou na morte de ¼ da população, com 8 a 11 milhões de mortos em uma população de 42 milhões de pessoas.

E você, caro leitor, tem algo a dizer?

Abraços
Alexandre

Valorize sua leitura comentando, gerando trackback ou compartilhando :-)

827 views | Email Email | Imprimir Imprimir |

Deixe um Comentário

Powered by WordPress | Find BlackBerry Phones for Sale Online. | Thanks to Top Bank CD Rates, Free MMORPG Games and Home Information Packs