novasinapse.com » Blog Archive » Comunicação e Conhecimento

Comunicação e Conhecimento

Todos somos receptores e emissores de comunicação. A interação é a base das trocas informacionais, da aprendizagem, do conhecimento. Sem essa relação com o ambiente não haveria reciclagem nem evolução. Apenas uma longa estagnação…

Estudar a Comunicação é, portanto, fundamental. Utilizamos a linguagem, os símbolos, os gestos, as expressões e a nossa energia. Até as pausas e o silêncio pertencem ao “ato de comunicar”. A mensagem comunicada fará mais ou menos efeito, a depender do grau de afinidade no par emissor-receptor.

comunicacao.jpg

A percepção
Fator-chave na boa comunicação, pois dela depende a observância do conteúdo (palavras, sentidos, relações) e forma (expressões, sinais, etc.) empregados. O que ficar abaixo do limiar de excitação e não chegar à consciência, são os estímulos subliminares.

A compreensão
A compreensão do percebido permite a decodificação da mensagem efetivamente transmitida. A falta de compreensão impede a Comunicação. Os fatores de “ruído” na Comunicação podem ser a linguagem (idioma ou vocabulário, por exemplo), a ausência de códigos compartilhados (expressões idiomáticas, por exemplo) ou o desconhecimento do assunto, entre outros.

Quando há estabelecimento, cognição e interpretação dos símbolos comunicativos, estamos no âmbito da linguagem, que pode ser verbal / escrita. Esquematicamente, temos:

informação –> expressão –> percepção –> compreensão

Há estudos sobre telepatia, psicografia, sonhos lúcidos, projeções de consciência fora do corpo humano e outros meios de comunicação avançada, muitos dos quais não simbólicos, que nos permitem inferir, em tese, que é possível chegar a um nível alto de abstração do mundo das formas e privilegiar o conhecimento direto, comunicado em bloco, que prescinda inclusive do uso de palavras.

A auto-imagem

auto_imagem.jpg

O fator isolado mais importante que afeta a comunicação entre pessoas é a auto-imagem. Enquanto as situações podem variar em função do momento ou do lugar, as crenças que as pessoas possuem acerca de si próprias estão sempre determinando seus comportamentos na comunicação.

A Comunicação é, enfim, uma área de estudo ampla e se desdobra nesse vasto espectro de relações.

O Conhecimento
Comunicação relaciona-se também com Conhecimento, pois todo o conhecimento tácito humano ao se formalizar, ou seja, quando é expresso (autoria, criatividade, produção mental), acaba fixando-se em algum multimeio, tornando-se conhecimento explícito ou registrado, e utiliza para isto uma base linguística, permitindo sua cognição (educação) e compartilhamento (cultura).

Einstein dizia que “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original“. De certa forma, o cérebro virgem é igual ao fósforo sem uso. Tem o elemento potencial, mas lhe falta o atrito do desafio, a ignição do saber. E o cérebro malhado é que nem fósforo usado, sua estrutura anterior já se modificou para acomodar o novo saber.

ignicao_do_saber.jpg

O conhecimento e a comunicação são (meta)elementos modificadores-estruturais das sinapses cerebrais. Para investigar esta relação, leia o post 7 Vertentes Básicas do Conhecimento Humano.

Você, caro leitor, já descobriu qual a forma de comunicação que mais mexe com você? Por quê será?

Um abraço,
Marcelo e Alexandre


Technorati : , , , , , , , ,
Flickr : , , , , , , , ,

477 views | Email Email | Imprimir Imprimir



2 Comentários »

  1. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    falta comentar sobre a religião…veja lá..vc disse ..”"vamos ver cada uma “”.

    Comentário de claudio — 15 September 2009 @ 6:30 pm

  2. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    OK, complementamos.

    Todas as 7 vertentes devidamente registradas. O assunto foi destacado em um novo post.

    Abraços
    Alexandre

    Comentário de Alexandre Mello — 20 October 2009 @ 8:35 am

Entre com seu comentário