novasinapse.com » Blog Archive » Crises Internacionais

Crises Internacionais

As crises cíclicas do capitalismo mundial permitem, se não revoluções, pelo menos maior intervenção estatal na Economia. São oportunidades para eliminar o que não está funcionando. O que a classe dominante tenta ferrenhamente impedir, pois está preocupada com seus lucros.

Alguns veem fortalecimento do Capitalismo a cada crise, com os reajustes e reequilíbrios que alcança. Mas outros podem ver no processo maior socialização do Capitalismo. A oportunidade agora é para tornar a Economia menos especulativa e mais ecológica, por exemplo, pois o atual sistema financeiro e produtivo está destruindo a Economia e o Planeta.

Por outro lado, a indústria automobilística multinacional tem mostrado seu poder político, conseguindo dos governos financiamentos milionários à custa de contribuintes pobres. Para poluir mais.

Depende de todos nós: é isso que queremos para a Humanidade e para o Planeta?

Marcelo Rouanet

341 views | Email Email | Imprimir Imprimir



5 Comentários »

  1. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    Caro Marcelo

    Vale seu questionamento sim. Você defende de certa forma o keynesianismo, um capitalismo a reboque do estado, ou um neocapitalismo?

    Algumas ideias podem ser úteis: capitalismo natural, capitalismo distributivo, ecocapitalismo.

    Estreia curtinha, mas significativa.

    Abç
    Alexandre

    Comentário de Alexandre Mello — 13 April 2009 @ 2:40 pm

  2. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    Obrigado, Alexandre.
    Serei mais claro: as reformas capitalistas conjunturais são importantes, mas o Capitalismo, no longo prazo, é inviável. As crises e reformas conduzirão o Planeta para o caos, ou o aproximarão do Socialismo Democrático (algo do gênero). Na atual transição crítica, no mínimo os três convivem: capitalismo antiquado, caos e capitalismo reformista socializante (por mais antissocialistas que os reformadores sejam).

    Marcelo Rouanet

    Comentário de Marcelo Rouanet — 13 April 2009 @ 3:13 pm

  3. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    Marcelo

    Veja este trecho da entrevista com o filósofo Slavoj Žižek no Programa Roda Viva.

    Faz uma relação interessante entre o Capitalismo e o Budismo, justo na visão de que tudo é relativo, quem está por cima, amanhã pode estar por baixo, etc.

    E fala da flexibilidade do Capitalismo em si, da capacidade de sempre ressurgir, como Fênix.

    Vale vc assistir e comentar…

    Abraços.

    Comentário de Alexandre Mello — 2 September 2009 @ 11:59 pm

  4. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    Sim, o entrevistado tem razão, o Capitalismo tem se adaptado, transformado e sobrevivido ao longo de vários períodos da História. Poderia ser citado, dentre outros, o conceito “capitalismo tardio”, criado pela Escola de Frankfurt.

    A questão é que não sabemos exatamente como será nosso futuro, nem até quando durará esse sistema, em sua forma atual, mas o certo é que isso depende também de nós, do que queremos para o futuro, e a participação consciente de cada um importa em tal construção.

    Mas não quero antecipar aqui o conteúdo de meu livro (em que trato desse e de outros assuntos) “A Consciência integral”, ainda inédito.

    Comentário de Marcelo Rouanet — 3 September 2009 @ 9:25 pm

  5. Plugin Gravatar. Permite comentários com fotos. Clique e cadastre-se

    Querido Marcelo: gostei dos seus comentários. Fico feliz de V. estar se preocupando tanto com a saúde do planeta e da humanidade. Aliás acabamos de discutir esses temas e muitos outros em nosso café da manhã de hoje, no Rio, não é? Beijos,Seu pai.

    Comentário de Sergio Paulo Rouanet — 23 February 2010 @ 12:07 pm

Entre com seu comentário